O Hospital Cemil terá nos próximos dias 10 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e 14 leitos de enfermaria exclusivos para internamentos de pacientes vítimas de coronavírus. A estrutura atenderá à demanda da Central de Regulação da 12ª Regional de Saúde, responsável pelo atendimento a 21 municípios da região de Umuarama.
Os leitos estão em processo adiantado de credenciamento junto à Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), para ampliar a estrutura de atendimento aos pacientes vítimas da pandemia. As pessoas contaminadas pelo vírus aumentam a cada dia e somente em Umuarama já passam de 210.
Os 10 leitos de UTI e 14 de enfermaria será um reforço para o sistema de internamentos na rede pública em Umuarama. para profissionais médicos, são importantes e chegam num momento em que os casos têm aumentado consideravelmente também em cidades da região.
Além dos pacientes de Umuarama, a rede hospitalar atende a uma população de quase 300 mil habitantes e o índice de ocupação do hospital de referência para Covid-19 tem aumentando de forma preocupante, nos últimos dias. Na quinta-feira (2), por exemplo, 8 dos 10 leitos de UTI disponíveis no Hospital Uopeccan estavam ocupados por pacientes confirmados ou com suspeita da doença.
Reforço na estrutura
O prefeito Celso Pozzobom e a secretária Municipal de Saúde, Cecília Cividini, elogiaram a estrutura e agradeceram o empenho e investimentos do hospital para se colocar à disposição. Também, à direção da 12ª RS, Viviane Herrera, e ao Governo Estadual pela agilidade em ampliar a oferta de leitos “num momento em que a pandemia se aproxima do limite da capacidade de atendimento na rede pública local”, disse o prefeito.
“Precisamos reforçar os cuidados para evitar que o índice de internamento aumente, mas é bom saber que se houver necessidade teremos mais leitos disponíveis para prestar o socorro adequado à população”, completou. Em visita ao hospital, o prefeito e a secretária foram recebidos pelo diretor superintendente João Jorge Hellú.