De acordo com os técnicos da empresa especializada, a certificação comprovará as condições de segurança operacional, com intuito de atrair mais voos em aeronaves comerciais como o ATR-72, operado pela .@azulinhasaereas.

Além da certificação, a Infracea desenvolverá o processo para a operação por instrumentos (IFR) tanto para os pousos quanto para as decolagens do aeroporto de Umuarama, cidade com cerca de 120 mil habitantes. Isso implica também em garantir aos aeronavegantes informações precisas disponíveis no sistema AISWEB.
A empresa também iniciar o projeto para implementação do PAPI (Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão).
Juntamente dos processos relacionados, a empresa já está monitorando o aeroporto 24 horas através do Centro de Monitoramento Eletrônico de Segurança, na sede em Brasília. Isto permite munir de todas as informações que visam garantir a segurança e conforto aos passageiros e usuários do terminal.
Uma equipe local foi selecionada e devidamente capacitada. Os procedimentos operacionais que visam dar maior segurança às operações estão em dia e os usuários do aeroporto sentirão em breve a mudança para melhor.
Acredita-se esse é um grande marco para a região e em especial para a população, que contará com um aeroporto regional adequado às normativas vigentes, seguindo todas as recomendações de segurança operacional e disponível para voos comerciais de maior capacidade de passageiros.
