Foram entregues terça-feira (3) pelo prefeito de Umuarama, Celso Pozzobom, mais seis veículos novos para renovar a frota municipal. São quatro ambulâncias, um ônibus escolar e um caminhão equipado com varredeira mecânica e três funções.
O caminhão e o ônibus representam um investimento de R$ 957 mil. As quatro novas ambulâncias para substituição da frota do Samu Noroeste foram adquiridas com recursos federais e estaduais que somam R$ 690 mil. O caminhão com varredeira mecânica para vias urbanas será utilizado também na limpeza de bueiros e ficará à disposição da Secretaria de Serviços Públicos. Já o ônibus será destinado ao transporte de estudantes, substituindo outro mais antigo com 30 anos de uso.
Pozzobom lembrou que nesta gestão já foram adquiridos quase 80 veículos, máquinas e implementos muito necessários para atender às demandas da população urbana e rural, e da grande responsabilidade que é utilizar esses implementos. “Empregamos bem os recursos arrecadados, os repasses e parcerias. Cabe a todos zelar por este patrimônio para sejam úteis pelo maior tempo possível”, afirmou.
O presidente do Samu, Almir de Almeida, observou que as ambulâncias repassadas pelos governos estadual (1) e federal (3) substituem outras sem condições normais de uso na rede de urgência e emergência, na base de Umuarama. “Quando o Samu iniciou o serviço em 2013, recebeu veículos já usados por prefeituras, desde 2011”, explicou. Até o final deste ano, o compromisso do Ministério da Saúde é repassar 24 veículos novos para substituir a frota das Regionais de Saúde de Umuarama, Cianorte, Paranavaí, Campo Mourão e ainda a região de Ivaiporã.
O Samu Noroeste atua em 101 municípios atendendo uma população de 1 milhão e 300 mil habitantes, o que corresponde a 28% da população do Paraná.
(Assessoria)
Fotos: Divulgação.
