A enfermeira Maria Harue Takaki não suportou a pressão e se afastou do cargo de secretária Municipal de Saúde de Umuarama. O comunicado oficial foi feito neste dia 3 de janeiro.
O diretor da Secretaria de Saúde Herison Kleik da Silva Lima responderá temporariamente pelo setor.
Maria Harue foi nomeada pelo prefeito Celso Luiz Pozzobom para ocupar o cargo desde 20 de maio de 2021. Ela substituiu Cecília Cividini Monteiro da Silva, afastada pelo Ministério Público Estadual no Âmbito da Operação Metástase – que investiga desvio de pelo menos R$ 19 milhões do setor da saúde. Sete pessoas foram presas em 5 de maio, entre elas, a ex-diretora da Secretaria, Renata Campagnole.

Celso Pozzobom foi afastado do cargo em 15 de setembro. Ao assumir interinamente a chefia do Poder Executivo, o vice-prefeito Hermes Pimentel da Silva decidiu manter no cargo Maria Harue. Segundo informações, ela teria optado por empreender a novos projetos.
Harue é graduada pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) com especializações em instituições como a Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), UEM, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Universidade Paranaense (Unipar).
- Editoria Milênio
- Fotos: Arquivo