Umuarama recebeu com profunda tristeza nesta quarta-feira (28), a informação do falecimento do Dr. Severino de Carvalho Cantarelli. O médico – um dos ilustres pioneiro da atividade na Capital da Amizade – há mais de 20 anos estava residindo com a família em São Paulo, capital.
Dr. Cantarelli, como era carinhosamente chamado, fui um dos fundadores do antigo Hospital São Francisco, que durante anos atendeu a população na esquina das ruas Ministro Oliveira Salazar com Aricanduva. Ele também comandou o charmoso e aconchegante Olinda Pálace Hotel.
O médico era casado com Maria Alice Cantarelli, uma exímia administradora hospitalar. O casal teve três filhos: Marcelo (médico), Márcio (arquiteto) e Maristela (odontóloga). Todos eles bem sucedidos na profissão. Marcelo, cardiologista, inclusive tornou-se um conferencista conceituado no Brasil.

Memória
Muitos amigos de Dr. Cantarelli, em Umuarama, lamentaram a sua partida, o homenagearam e lembraram de seu trabalho e legado. O médico José Alcindo Gil é um dos profissionais contemporâneos de Cantarelli. Ele conta que esteve com a família dele antes da pandemia, e o encontrou octogenário, debilitado, e acometido do mal de Alzheimer.
“Era cirurgião geral, rotariano, e por vezes tinha o costume de não cobrar por serviços de consultas e cirurgias de pacientes”, lembra. Embora fosse considerado um pouco sistemático, era atencioso e de coração bondoso. Ele ficou comovido com a morte do valioso amigo de longa data.
“Gratidão a Deus pela vida e o exercício da profissão do Dr. Severino Cantarelli. Médico de nossa família durante minha infância e antes do meu nascimento. Nos atendia em casa, sem importar a hora. Fazemos parte dos umuaramenses que vieram ao mundo pelas mãos zelosas deste médico ao qual muito somos gratos”, disse Vanessa Drugovich.
O amigo Cesar Furlanetto postou que “Dr. Cantarelli fazia medicina com amor ao próximo, baseado no juramento de Hipócrates”.
Dr. Cantarelli fez sua história em Umuarama.
- Fotos: Arquivo
- Editoria Milênio