O Pronto Atendimento (PA) de Umuarama ficará fechado durante quatro dias esta semana para a mudança ao novo prédio, na Avenida Dr. Ângelo Moreira da Fonseca – ao lado do Cisa. Nesse período, as pessoas serão atendidas em um esquema que envolve as Unidades Básicas de Saúde e os hospitais de plantão na cidade.
A transferência de equipamentos, sistemas e algumas estruturas ocorrerão nos dias 10, 11, 12 e 13 – período em que o PA atual terá o atendimento reduzido. Nestes dias os pacientes devem procurar as unidades de saúde dos seus respectivos bairros, que terão a estrutura reforçada para o atendimento até as 17h.
Dois médicos permanecerão de plantão no PA atual, durante a mudança, para atender os casos mais urgentes. As emergências, como traumas e riscos mais sérios ao paciente, serão encaminhadas direto para os hospitais de plantão. A partir das 17h, os casos de urgência e emergência serão avaliados no PA e, se necessário, encaminhados ao hospital que estiver de plantão no dia.
Com remanejamento durante esses dias, a população não ficará sem atendimento. A Secretaria de Saúde também está em contato com o Samu e o Corpo de Bombeiros para regular as emergências e encaminhar vítimas de problemas mais graves diretamente ao hospital de plantão.
A inauguração do novo Pronto Atendimento, que funcionará 24h a partir de janeiro de 2020, foi marcada para o próximo dia 13, às 18h30, e o funcionamento terá início no sábado (14), a partir das 7h. A nova unidade, construída em conjunto com a Universidade Paranaense (Unipar), está muito bem estruturada e vai melhorar bastante as condições de atendimento à população.
A partir de janeiro ela permanecerá aberta 24h, todos os dias da semana.
(Editoria Milênio)
