A construtora responsável pela implantação da Avenida Frei Orlando Busato (antiga Avenida Malta), entre o Jardim Firenze e o Parque Dom Bosco, finalizou o contrato firmado com o município para as obras de pavimentação asfáltica, esgotamento pluvial, alguns trechos de calçadas, acessibilidade e gramado nos canteiros, entre outros serviços. Com a construção da ponte sobre o Córrego Figueira, também realizada pelo município, uma grande região da cidade que circunda o Parque Dom Bosco ganhou uma ligação à Estrada Bonfim, rodovia que liga às PRs-323 e 482 (saída para Maria Helena).
A obra também receberá iluminação em LED (por meio de outro contrato) e completa sinalização viária. “A iluminação beneficiará toda a extensão da nova avenida”, disse o prefeito Celso Pozzobom, recordando que o investimento é de mais de R$ 2,7 milhões. “Queremos reduzir, com essa obra, a distância entre os moradores da região do Parque Bonfim, Campo Belo, Campo Novo e Jardim Firenze e o centro da cidade, além de abrir caminho para a implantação de serviços públicos como creche e unidade de saúde, no futuro, levando qualidade de vida e desenvolvimento a todas as regiões da cidade”, afirmou.

O secretário municipal de Obras, Planejamento Urbano, Projetos Técnicos e Habitação, Isamu Oshima, lembra que inicialmente a avenida seria estendida até a Rua Filipinas, no Parque Bonfim. “Após estudos, apuramos que com um pouco mais de recursos poderíamos levar a avenida até a Estrada Bonfim”, disse. O valor inicial era R$ 2.521.040,10 e com a mudança passou para R$ 2.773.958,06.
O diretor de Obras da Prefeitura, Renato Caobianco, lembra que a avenida segue em pista dupla até a Rua Turquia, no Parque Campo Belo, e depois é duplicada novamente até alcançar a rodovia. São cerca de 10,6 mil m² de asfalto novo e 4,5 mil m² de recapeamento. “O trecho de pista simples que restou faz parte de outro projeto em elaboração, que inclui a pavimentação da Rua Josias Antunes de Souza, entre a Avenida Frei Orlando Busato (na entrada do Jardim Sol Nascente) e a rodovia PR-323, com cerca de 600 metros – incluindo uma pequena marginal no acesso à rodovia.
[Assessoria]