(Assessoria)
A Fecomércio do Paraná promoveu na sexta-feira (13), a 13ª edição do troféu Guerreiro do Comércio, em que homenageou 45 empresários ligados a seus sindicatos filiados e outorgou a comenda “Ordem do Mérito do Comércio do Paraná” a três importantes nomes do cenário paranaense. De Umuarama foi homenageado o empresário Odilo Klamt, indicado pela classe. O evento, celebrado no Centro de Eventos da Unimed em Curitiba, reuniu mais de mil pessoas, entre empresários e seus familiares, representantes sindicais e autoridades paranaenses, e contou com patrocínio da Caixa Econômica Federal.
Odilo Klamt – empresário no setor de joalheria – participou do evento acompanhado da mulher Ada, de familiares e diretores do Sindlojista de Umuarama, entre eles o presidente José Carlos Strassi e os diretores Edgardo Veloso e Silas Alves. Klamt agradeceu pela indicação ao prêmio, e disse estar feliz pela premiação.
Em seu discurso, o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Ari Bittencourt, explicou que cada sindicato tem a oportunidade de apresentar seu homenageado, escolhido por haver se destacado, nos últimos 12 meses, pelas suas práticas comerciais positivas, pelo aprimoramento de suas técnicas, pelo desenvolvimento de seus métodos de gestão. “Os empresários aqui premiados são guerreiros porque bem cedo, todos os dias, iniciam sua luta em favor do comércio e do desenvolvimento social. Suas armas são o trabalho, a dedicação, a vontade de fazer e a persistência. Enfrentam todas as dificuldades, desde o excesso de tributos até a falta de incentivo ao setor do comércio”, frisou.
Premiação
Os empresários premiados são indicados segundo critérios de projeção, tempo de mercado, reconhecimento da comunidade e notoriedade empresarial. Com o prêmio, a Fecomércio pretende destacar os empreendedores que geraram oportunidades de trabalho e ajudaram a impulsionar e desenvolver o Paraná e o país. As histórias profissionais e pessoais passam por homens e mulheres inovadores e criativos ao empreender e por novos e antigos negócios que vencem desafios diários e crises para manutenção de empregos.
Desde que o prêmio “Guerreiro do Comércio” foi criado, em 2006, 678 empresários – de um total de 500 mil empresas paranaenses – foram homenageados.
A empresária Edina Bordignon Oliveira, de Quatiguá, foi uma das homenageadas da noite. “Fiquei muito feliz pela indicação e hoje aproveito para dividir esse prêmio com minha família, meu esposo que sempre trabalhou ao meu lado, e com cada um de nossos funcionários, porque sozinha não teria feito nada”, afirmou.
Comenda
O presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac, Ari Bittencourt (à direita), com os comendadores Waldemiro Weiss, Luiz Henrique Tessutti Dividino e Coronel Sérgio Malucelli
Na oportunidade em que premia empresários de destaque, a Fecomércio PR entrega a comenda “Ordem do Mérito do Comércio do Paraná”. Há 50 anos a honraria destaca personalidades do cenário paranaense e desde sua criação foi entregue a apenas 26 pessoas. Entre os agraciados com a comenda nesta edição do evento, o Coronel Sérgio Malucelli falou sobre a homenagem. “A paralisação dos caminhoneiros demostrou a importância do transporte rodoviário de cargas para todo o país e para os setores produtivos. Essa honraria que recebo hoje, divido com todos aqueles que me acompanham por muitos anos com o transporte rodoviário de cargas do Paraná e com o Sistema S do setor de transporte”, declarou.
(Imagens: Wilson Raymundo Júnior).



Comendas “Ordem do Mérito do Comércio do Paraná”
Comenda: Luiz Henrique Tessutti Dividino
Comenda: Sérgio Luiz Malucelli
Comenda: Waldemiro Weiss
Guerreiros do Comércio 2018:
Apucarana: Ivani de Oliveira Rosa
Apucarana: Paulo Kikou Yoshino
Borrazópolis: Alceu Okagawa Falleiros
Campo Largo: José Airton Spack
Campo Mourão: Alcir Rodrigues da Silva
Cascavel: Cléu Antonio Pedrotti D´Ávilla
Cascavel: Neide Coutinho Damasceno Campestrini
Cascavel: José Alexandre Polasek
Castro: Lino Cesar Castanho Lopes
Curitiba: Silvério Padrão
Curitiba: Ronaldo Sérgio Colauto
Curitiba: Ariel Barranco
Curitiba: Roberto da Rocha Lima Tanus
Curitiba: Carlos Hamilton Singer
Curitiba: Luiz Fernando Gottschild
Curitiba: Noel Leal da Silva
Curitiba: Helton Jorge Parizotto
Curitiba: Claudio Cesar Kluss
Curitiba: Tomasz Poplawski
Curitiba: Alexandre Faria
Curitiba: Edson Luiz Cooper
Curitiba: Alexane Salles
Curitiba: Valmir Miguel Espolador
Foz do Iguaçu: Humberto Ventura Godinho
Francisco Beltrão: Saada Georges Ammari Sgarboza
Guarapuava: Getulio Valente Hyczy
Guarapuava: Neusa Maria Gonçalves de Jesus
Irati: Nardi Mensor
Ivaiporã: Osvaldo dos Passos
Jaguapitã: Cristiano Ferraz Fernandes
Londrina: Julia Lieko Ribeiro Sato
Marechal Cândido Rondon: Orlando Miguel Sturm
Maringá: Joraci de Lima Junior
Medianeira: Sidinei Pitol
Paranaguá: Armando Hamud Hamud
Pato Branco: Darnes Dalla Valle
Pinhais: Juan de Dios Balleteros Gonzalez
Ponta Grossa: Waldemar Pimentel
Ponta Grossa: Robson Rogério Niesing
Quatiguá: Edina Bordignon Oliveira
Quatro Barras: Juliano Gomes de Liz
Santo Antônio da Platina: Romildo Peracin
Toledo: João Batista Silva Campos
Umuarama: Odilo Klamt
União da Vitória: Magali Rochembach Carneiro