Na manhã desta quinta-feira (16), foi deflagrada Operação Integrada realizada pelas polícias Militar e Civil do Paraná em cidades das regiões Noroeste e Norte do Estado. Foram empregados nas ações 157 militares e 44 agentes civis em toda a área do 3º Comando Regional.
A operação objetivou cumprir 39 mandados de busca e apreensão e 9 mandados de prisão na região de Cianorte, Maringá, Campo Mourão, Paranavaí e Umuarama, onde uma mulher de 25 anos foi presa.
As investigações iniciaram em setembro deste ano em virtude de diversos crimes violentos praticados pelos integrantes dessa organização criminosa, já com histórico de diversas ações no Paraná e fora do Estado.
No dia 14 de setembro de 2023, equipes da PM tentaram abordar parte dos integrantes da organização na cidade de Cruzeiro do Sul, mas ocorreu resistência armada e os indivíduos acabaram se evadindo. No dia 17 de setembro, em Cianorte, em nova tentativa de abordagem de parte dos criminosos ocorreu novo confronto armado que acabou ferindo fatalmente o Cabo Reinaldo José Garozi, que atuava em uma equipe da Rotam.
Prisões e apreensões
Das ações conjuntas dos órgãos que compõem a Secretaria de Segurança Pública do Paraná foram presas 17 pessoas, apreendidas 15 armas de fogo e farta munição de vários calibres, apreendidos e recuperados 6 veículos, apreendidos aproximadamente 16 quilos de drogas e diversos objetos que compõem o inquérito policial instaurado.
Na área de Umuarama foram 4 alvos cumpridos, sendo que em um deles foram localizadas 4 munições calibre 12 e 579 gramas de substância análoga à crack, sendo presa uma feminina de 25 anos.
- Fonte: PMPR
- Fotos: Dibulgação