O Papa Francisco nomeou, dia 24 de novembro de 2021, Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro, o Monsenhor Antônio Luiz Catelan Ferreira, 52. Ele é o primeiro sacerdote formado na Diocese de Umuarama a ocupar esse ministério na Igreja Católica.
A Ordenação Episcopal foi celebrada dia 5 de fevereiro de 2022, na Catedral de Umuarama. Presidiu a cerimônia o Cardeal Dom Orani João Tempesta, Arcebispo do Rio de Janeiro, sendo co-ordenantes Dom João Mamede Filho, e Dom Vicente Costa, Bispo Diocesano de Jundiaí (SP). Dom Vicente esteve à frente da Diocese de Umuarama de 2002 a 2010. Concelebraram a Santa Missa numerosos Bispos, Padres e Diáconos, inclusive de outras Dioceses do Brasil.
A Santa Missa de acolhida do Bispo Auxiliar na Diocese de São Sebastião será celebrada no próximo sábado (12), no Rio de Janeiro.
Histórico
Dom Antônio Luz Catelan nasceu em 2 de fevereiro de 1970, em Cidade Gaúcha (PR). É o segundo filho de Luiz Fernandes Portel Ferreira (in memorian) e Maria Erci Catelan Ferreira. Tem duas irmãs. Foi batizado na Paróquia Santa Maria Goretti em 15 de março do mesmo ano, e ordenado Padre em 5 de fevereiro de 1995, na Catedral de Umuarama.
Fez o Propedêutico no Seminário Rainha dos Apóstolos, em Umuarama, e cursou Filosofia no Instituto Nossa Senhora da Glória, em Maringá (PR). Estudou Teologia no Instituto Paulo VI, em Londrina, de 1990 a 1994. Foi ordenado Padre em 05 de fevereiro de 1995, na Catedral de Umuarama.
Dom Antonio Luiz Catelan Ferreira é pós-graduado em História da filosofia, pela Universidade Estadual de Londrina; mestre em Teologia Dogmática, pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, de São Paulo (SP); doutor em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma e, pós-doutor em Teologia Sistemática, pela PUC-Rio.
Na diocese de Umuarama, desempenhou as funções de pároco, administrador paroquial, vigário geral, reitor de seminário, membro do Colégio de Consultores e do Conselho Presbiteral e coordenador diocesano de Pastoral.
Também atuou como pároco e reitor do Seminário de Teologia da Diocese de Umuarama, em Londrina; vigário paroquial na Arquidiocese de Maringá e, ultimamente, prestava serviços na área acadêmica, à Arquidiocese do Rio de Janeiro.
Desde 2007, Dom Antônio Luiz colabora em várias instâncias da Igreja no Brasil e no mundo. Foi membro do Instituto Nacional de Pastoral. Atuou na Secretaria da 12ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, em 2008 e desempenhou várias funções na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, além de acumular uma larga experiência na área acadêmica, com atuações como professor, diretor de estudos e coordenador de cursos, especialmente na área da Teologia.
- Pascom



