O Papa Francisco surpreendeu o Frei Clemente Vendramim, de Umuarama, com uma bênção apostólica especial de felicitação pelos seus 100 anos de vida. E, bem humorado, o veterano Capuchinho até brincou perante a comunidade sobre a relevância do delicado gesto vindo do Vaticano.
A Santa Missa em Ação de Graças pelo centenário de Frei Clemente foi celebrada no domingo (20) pela manhã, na Matriz São Francisco de Assis. Os fiéis lotaram a Igreja para prestigiar a cerimônia. Também estavam presentes o Bispo Diocesano Dom João Mamede Filho, presbíteros, religiosos, religiosas e familiares do aniversariante.
Na parte final da celebração, Frei Cláudio Sérgio de Abreu passou a palavra ao convidado Frei Juarez de Bona ‘que tem algo a nos dizer’ e entregar ao frei Clemente’, avisou.
Frei Juarez – que estava no altar – levantou-se e disse que ‘a vida é cheia de intercessões’. E apresentou um quadro na qual continha a mensagem-bênção do Sumo Pontífice enviada ao Frei Clemente, a quem se referiu como ‘o vovozão querido de todos nós’.
Explicou que foi o Frei Luiz Felipe Camargo (de Umuarama e guardião da Casa) que solicitou a ele que conseguir uma bênção do Papa Francisco especialmente para Frei Clemente. Frei Juarez então recorreu ao amigo Frei Cássio (que está em Roma), que foi até o Vaticano e obteve a bênção.
Ao receber a bênção, Frei Clemente levou as mãos ao rosto, ficou emocionado e gratificado. E com ele, toda a comunidade presente.
A Bênção
[Sua Santidade, Francisco, concede de coração a desejada Bênção Apostólica ao Frei Clemente Vendramim, Capuchinho, por ocasião de seu 100º aniversário natalício e invoca pela interseção de Maria Santíssima abundância das Graças Divinas].




- Editoria Milênio
- Fotos: Divulgação Matriz