O Campeonato Paranaense de Futsal da Série Ouro está previsto para começar no dia 22 de agosto. A novidade é que o certame terá uma nova fórmula de disputa, conforme definido pela Federação e os dirigentes dos clubes participantes. Os jogos não terão presença de torcedores.
As 17 equipes foram divididas em dois grupos com 7 times cada um. A divisão levou em conta a classificação final 1ª fase do estadual do ano passado.
Umuarama Futsal é um das equipes inscritas no certame estadual e também na Liga Nacional. Nesta semana o prefeito Celso Pozzobom publicou novo decreto com flexibilização de medidas preventivas ao coronavírus, e liberou o Ginásio de Esportes Amário Vieira da Costa e treinamentos de atletas do futsal profissional.
A Comissão Técnica comandada por Nei Victor intensifica a preparação da equipe que irá estrear contra o Toledo. Nas partidas em casa, terá uma arena totalmente reformada.
Grupo ‘A’
Pato Branco (1º da 1ª fase)
Cascavel (4º da 1ª fase)
Marreco (5º da 1ª fase)
Dois Vizinhos (8º da 1ª fase)
Ampére (9º da 1ª fase)
São José dos Pinhais (12º da 1ª fase)
Chopinzinho (1º Série Prata 2019)
Grupo ‘B’
Marechal Rondon (2º da 1ª fase)
Campo Mourão (3º da 1ª fase)
Foz Cataratas (6º da 1ª fase)
Umuarama (7º da 1ª fase)
Toledo (10º da 1ª fase)
Palmas (11º da 1ª fase)
Siqueira Campos (2º Série Prata 2019)
Fórmula de disputa
Os clubes jogarão entre si dentro do grupo em turno único. Serão 7 rodadas – sendo que cada equipe folgará em uma delas – com previsão de início em 22 de agosto e término para 21 de outubro.
Os quatro primeiros colocados de cada chave avançam para as quartas de final. Nesta fase e na semifinal, os confrontos em quadra acontecerão em ida e volta. A decisão está agendada para a 1ª quinzena de dezembro – entre os dias 5 e 16.
Os clubes eliminados na 1ª fase e nas quartas disputarão a Taça FPFS.
Jogos anulados
As três partidas disputadas na abertura do campeonato, em março, antes da pandemia, foram anuladas: Pato 6×5 Siqueira Campos; Cascavel 5×1 Palmas e Foz Cataratas 3×1 Ampére.

LIGA NACIONAL
A Liga Nacional de Futsal também começa no final de agosto, em novo formato. Os 20 clubes participantes foram distribuídos em três chaves regionalizadas, para diminuir a distância a ser percorrida durante as disputas.
CHAVE ‘A’ – Corinthians, Magnus, Intelli, Minas, São José dos Campos, Uberlândia e Brasília.
CHAVE ‘B’ – Carlos Barbosa, Cascavel, Joinville, Atlântico, Foz Cataratas, Marreco e Blumenau.
CHAVE ‘C’ – Tubarão, Campo Mourão, Pato Branco, Assoeva, Jaraguá, Joaçaba e Umuarama.
(Editoria Milênio)