A Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana retomou as tratativas com a Viação Umuarama para reativação dos horários de ônibus que foram suprimidos com a queda no número de usuários, em consequência do período de pandemia. Um encontro entre representantes da Sestram e da empresa aconteceu na última quarta-feira (22).
As discussões objetivam que o serviço volte à normalidade ou o mais próximo disso. Esse retorno dos horários suprimidos é um pedido também do prefeito Hermes Pimentel, que visa atender melhor à população dos bairros, diante de muitas reclamações que o município tem recebido.
Além do secretário, participaram da reunião, na sede da Sestram, o assessor especial Kenny Gonçalves e o chefe da Divisão de Transporte, Juracy Narcizo, bem como representantes da empresa liderados pelo gerente-geral Wilton dos Santos Cardoso.

Segundo o gerente da empresa, porém, esse retorno ainda está lento e a movimentação continua registrando saldo negativo, “não obstante os cortes que foram feitos por ocasião da pandemia”, alegou.
A Prefeitura tem feito o repasse mensal de R$ 70 mil em subsídio, mais compensação tributária, para minimizar os efeitos, mas os representantes da viação sustentam que o valor ainda não é suficiente para cobrir o deficit operacional.
A equipe da Divisão de Transporte da Sestram e representantes da concessionária do transporte coletivo urbano voltam a se reunir ainda nesta semana, para ajustar situações pontuais de foram levantadas e o atendimento ao usuário. O pedido de aumento no valor do subsídio, feito pela empresa, será levado ao setor financeiro da Prefeitura, mas o prefeito Hermes Pimentel já antecipou que o município não deve mexer no valor do subsídio caso não haja benefícios diretos ao usuário.
- Assessoria
- Fotos: Arquivo