(Assessoria)
A Prefeitura de Umuarama informa que está iniciando o programa de recuperação do pavimento asfáltico em vários bairros da cidade. A prioridade, definida pelo prefeito Celso Pozzobom, é atender as vias públicas mais deterioradas onde o tapa-buraco já não é suficiente. A previsão de investimento é de R$ 1 milhão em recursos próprios e o prazo de execução, caso não ocorram intempéries climáticas, é de 30 dias. No total, serão recuperados 27 quilômetros de vias públicas.
O primeiro bairro a ser atendido é o Jardim Alphaville (Zona Leste) e na sequência o Parque Bandeirantes e o Parque 1º de Maio. A programação inclui ainda trechos de ruas do Conjunto Habitacional Guarani e também dos bairros San Marino, Shangrilá, Conjunto Habitacional Sonho Meu, Jardim Ouro Branco, Parque Caiuá e Jardim Panorama. Podem ser incluídos ainda, de acordo com o andamento do serviço, os jardins Aratimbó e Alvorada.
As obras vão utilizar veículos e equipamentos cedidos por um consórcio, enquanto o município entra com a limpeza das ruas, corte de galhos de árvores e o acabamento. Somente após 30 dias da execução dos serviços as vias atendidas poderão receber sinalização horizontal, por isso a Umutrans alerta que os motoristas deverão dirigir com atenção redobrada neste período. Uma das orientações é parar em todos os cruzamentos e atentar para a preferência ao motorista que conduz pelo lado direito da via, conforme as regras de trânsito.
“Nós assumimos o município com o compromisso de melhorar as condições do pavimento, porque a situação é crítica. Em muitos trechos, o tapa-buraco já não resolve. Estamos acertando vários convênios e parcerias para recapeamento, nas vias mais movimentadas, e nos bairros vamos aplicar a micropavimentação, que vai melhorar sensivelmente a qualidade do asfalto”, explicou Pozzobom, ao anunciar que a melhoria deve abranger 162 mil m² de ruas e avenidas da cidade.
O ato de lançamento das obras na sala de Reuniões da Prefeitura teve a presença do deputado federal Osmar Serraglio, secretários municipais, vereadores e outras lideranças.

