Profissionais da área de eventos sociais promoveram uma manifestação pacífica em frente ao Paço Municipal de Umuarama na manhã desta quinta-feira (15). Entre outras coisas, eles reivindicam a flexibilização dos termos do decreto municipal que regulamenta essa atividade durante a pandemia de coronavírus.
Para chamar a atenção das autoridades, os manifestantes ocuparam a rampa de acesso da Prefeitura, decoraram o espaço e teve até desfile de noivas naquele ambiente improvisado.
De acordo com Nilda Santana, a iniciativa de manifestar na porta da Prefeitura foi no sentido de tentar sensibilizar o Poder Executivo no cumprimento do compromisso assumido em setembro. Segundo ela, o combinado era de que em 1º de outubro seria liberada realização eventos com até 150 participantes, o que não aconteceu. O decreto em vigor autoriza somente presença de até 80 pessoas.
“Os casais estão ansiosos para a festa de casamento. Mas não sabem quantas pessoas convidar para a cerimônia, e isso tem de ser feito com antecedência”, argumentou. Ela informou que milhares de pessoas da cidade são envolvidas na área de eventos e precisam trabalhar, já que estão sem atividade há vários meses.
Ao final da manifestação, uma comissão foi recebida pelo prefeito Celso Pozzobom. O Poder Executivo aguarda uma posição do COE (Centro de Operações de Enfrentamento à Covid-19) para tomar decisão sobre termos de um novo decreto que flexibiliza a realização de eventos com determinado número de participantes. Isso leva em consideração os índices de transmissão da doença que já provocou a morte de 21 pacientes em Umuarama.
. Imagens: Divulgação
[Editoria Milênio]
