22.3 C
Umuarama
segunda-feira, 28/04/2025
InícioParanáRegionalPrograma de esterilização de cães e gatos chega à região de Umuarama

Programa de esterilização de cães e gatos chega à região de Umuarama

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo já realizou mais de 5.300 castrações de animais domésticos pelo Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos. Desde julho deste ano, o programa passou por 14 cidades do Paraná e agora segue o atendimento em outros 34 municípios.

A meta é realizar o procedimento em cerca de 15 mil animais até o fim deste ano. Na quarta-feira (30), as unidades móveis trabalharam em São Miguel do Iguaçu.

O objetivo é o controle populacional de cães e gatos no Estado. São atendidos pets de famílias que não têm condições de arcar com os custos de uma castração particular e animais de rua.

Os atendimentos veterinários são considerados serviços essenciais e mantêm a normalidade nas atividades mesmo durante o período de pandemia. Medidas de segurança, como utilização de máscara e distanciamento social foram adotadas para o bom atendimento e prevenção da Covid-19.

Para a realização do programa, foram contratadas duas clínicas veterinárias por meio de pregões eletrônicos. Com o investimento de R$ 2,9 milhões, os médicos veterinários percorrem os municípios com a estrutura das Unidades Móveis de Esterilização e Educação em Saúde (UMEES), veículo especializado para o atendimento itinerante.

“Essa iniciativa do Governo do Estado em parceria com as prefeituras, por si só, já tem um potencial de sensibilização da comunidade e a gente precisa mostrar para população o quanto é importante a castração”, declara Fernanda Góss Braga, coordenadora de Recursos Naturais da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo e secretária executiva do Conselho Estadual de Direitos dos Animais (Ceda).

Ainda segundo a coordenadora, os cães e gatos que passam pelo processo de castração são animais que apresentam menos problemas na idade avançada. O procedimento diminui a incidência de câncer de próstata, câncer de mama e evita ninhadas indesejadas, minimizando o número de abandonos.

Aprovação

O programa de castração de animais domésticos já passou por 14 municípios, como Janiópolis e Alto Piquiri. “Eu castrei minhas três cachorrinhas e consegui acompanhar os cirurgiões no processo. Podem se sentir seguros para levar os seus pets”, declara Verônica Sabrina Ferreira, moradora de Janiópolis. Em Alto Piquiri, Robson Magalhães levou os 9 gatos que moram com ele para serem castrados. “Excelente iniciativa”, afirmou.

Cadastro

Ainda é possível realizar o cadastro para atendimento na Unidade Móvel. A orientação da Secretaria, devido à alta demanda em algumas cidades, é de que a população consulte a disponibilidade de cada município.

Os agendamentos são feitos nas prefeituras municipais e os tutores devem cadastrar seus animais no Pet Amigo – Cadastro Estadual de Animais de Companhia. Basta acessar o site Piá (www.pia.pr.gov.br/), digitar na busca Pet Amigo, clicar na opção Cadastrar animal e preencher as informações solicitadas.

 

Foto: Divulgação | Clínicas ambulantes já castraram 2.300 cães e gatos no Paraná.

Municípios que ainda receberão o programa 

Na região de Umuarama o programa ainda atenderá os municípios de Alto Paraíso, Altônia, Cruzeiro do Oeste, Esperança Nova, Icaraíma, Iporã, Maria Helena, Mariluz, Perobal e Pérola e Guaíra.

Outros municípios

Paranavaí, Jandaia do Sul, Apucarana, Sarandi, Maringá, Mamborê, Bituruna, Capanema, Colombo, Foz do Iguaçu, Imbituva, Itaperuçu, Matelândia, Pinhais, Piraquara, Santo Antônio do Sudoeste, São José dos Pinhais e Santa Isabel do Ivaí.

[Assessoria]

POSTAGENS POPULARES

Nossas Redes Sociais

Umuarama
nublado
22.3 ° C
22.3 °
22.3 °
78 %
5.2kmh
100 %
seg
24 °
ter
24 °
qua
25 °
qui
25 °
sex
26 °