Por 5 votos a 4, a Câmara de Vereadores rejeitou a denúncia de cometimento de infração político-administrativa contendo quatro fatos contra a prefeita de Cruzeiro do Oeste, Maria Helena Bertoco Rodrigues. A Sessão Extraordinária foi realizada na noite desta sexta-feira (3).
Dos 11 vereadores da Casa de Leis, 5 votaram favoráveis à denúncia, enquanto 4 se manifestaram contra e 2 se abstiveram de posicionamento. De acordo com o disposto na Lei Orgânica do Município, para a acusação ser aceita seriam necessários 6 votos a favor.
A denúncia de infração político-administrativa contra a prefeita Helena Bertoco foi protocolada na Câmara Municipal no dia 26 de abril pela eleitora Alessandra Aparecida Paião, moradora no Jardim Vitória, naquele município. Com o resultado da votação em plenário, o pedido de investigação foi arquivado. Caso fosse aceito, implicaria em processo de cassação do mandato da chefe do Executivo.
Porém, tais denúncias foram encaminhadas pela autora ao Ministério Público Estadual e ao Tribunal de Contas, para apuração nesses órgãos fiscalizatório.
Helena Bertoco – que era vice-prefeita – assumiu o cargo de prefeita há um ano no lugar do prefeito titular Hedilberto Sobrinho, que foi afastado pela Câmara sob acusação de irregularidades administrativas. Quanto à denúncia, Helena disse que seria perseguição política em função de medidas que teve de tomar, e por parte de um grupo que perdeu o poder. “Estou administrando com transparência e respondendo a todos questionamentos do Ministério Público”, observou.
Já o prefeito afastado Beto Sobrinho nega que esteja por trás das acusações. E sugere que elas ‘partiram, sim, de pessoas que tem poderes constitucionais para fazê-las’.
Beto Sobrinho disse ainda que desde que fui tirado do cargo de prefeito, sem ter nenhuma condenação na Justiça, busca o seu retorno. “Ganhei a primeira vez esse direito, porém como fizeram outros dois afastamentos não pude permanecer como prefeito. Meus advogados estão trabalhando incansavelmente buscando que a Constituição Federal seja respeitada e cumprida. Aliás, já foram arquivadas várias denuncias realizadas no Tribunal de Contas apresentadas por duas vereadoras”, informou.
(Da Redação)
