Como estava previsto, aconteceu em Umuarama nesta sexta-feira (18), a primeira etapa do processo de repovoamento dos lagos Aratimbó e Tucuruvi. Os dois receberam um grande volume de peixes – 25 mil espécimes de curimbas, piaus e lambaris em idade juvenil. O trabalho será concluído quando completar 40 mil exemplares de espécies nativas.
O secretário Rubens Sampaio do Meio Ambiente, explicou que aos poucos as espécies nativas serão reintroduzidas e devem prevalecer sobre os peixes exóticos que hoje predominam no lago, especialmente a tilápia. Ele reforçou o pedido para que os visitantes evitem a pesca e disse que, futuramente, poderão ser realizados eventos de pesca controlada com organização e critérios bem definidos.
“Estamos cuidando da limpeza, estudando medidas para evitar o assoreamento e monitorando a qualidade da água através de análises laboratoriais para que o lago seja cada vez mais um ambiente equilibrado. É um dos pontos mais visitados da cidade e logo será um dos mais bonitos, com muitas flores, pássaros aquáticos, sombra, pistas bem cuidadas e uma vista incomparável”, completou.

O prefeito Hermes Pimentel participou pessoalmente da ação. “Agora precisamos que a comunidade nos ajude nesse processo. Lembramos que a pesca é proibida nos dois lagos e é importante deixar esses peixes se desenvolverem para promover o equilíbrio ambiental”, disse. Ele anunciou que a Prefeitura vai ampliar a fiscalização e conscientização dos frequentadores para que evitem a pesca e também construirá um guarda-corpo em madeira tratada, no entorno dos lagos, para delimitar o espaço destinado à visitação do público.
- Editoria Milênio/PMU