Os quatro maiores hospitais de Umuarama conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS) deverão manter plantão de atendimento de urgência e emergência 24 horas, a partir de 6 de janeiro de 2020. O novo protocolo coíbe o sistema de rodízio que vem sendo praticado e atende ao disposto em uma lei federal.
A data foi definida em uma reunião realizada neste dia 30 de setembro, na sede da 12ª Regional de Saúde de Umuarama. Participaram representantes dos hospitais Cemil, Norospar, Nossa Senhora Aparecida e Uopeccan; do Consórcio Intermunicipal de Saúde (Cisa), do Samu Noroeste, da Regional de Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, do Conselho Municipal de Saúde e outros agentes que atuam na área.
Atualmente existe um acordo entre diretores das unidades hospitalares para que o plantão 24 horas ocorra em sistema de rodízio (apenas um hospital a cada período). Segundo informações, a medida que funciona a alguns anos nesta cidade visa reduzir custos operacionais, evitando ociosidade de equipes profissionais.
(Editoria Milênio)
