A Rua do Bosque, em Umuarama, ganhou um ‘semáforo inteligente’. Com dispositivo sensorial, o equipamento orienta os motoristas que trafegam pela via, no cruzamento com a Avenida Parigot de Souza.
De acordo com a Diretoria de Trânsito de Umuarama (Umutrans), o sensor está instalado no asfalto, e aciona automaticamente o sinal verde no semáforo desde que o veículo esteja corretamente posicionado, conforme sinalização disposta na pista.
A maioria dos condutores que utilizam esta via pública já conhece o procedimento, mas alguns não se atentam para a sinalização e param antes do sensor. “Com isso, o sinal verde não é acionado e após alguns minutos de espera esses motoristas acabam ‘furando’ o sinal vermelho, podendo provocar acidentes”, explicou a diretora da Umutrans, Dianês Pifer.
Como o fluxo de veículos na Rua do Bosque é esporádico na maior parte do dia, e intenso apenas nos horários de pico, a Umutrans implantou – em parceria com a iniciativa privada – um semáforo inteligente, que se orienta conforme o movimento. A construção de um grande edifício residencial naquela rua criará um polo gerador de tráfego e, conforme a legislação, o responsável precisa implantar serviços para atenuar os efeitos do aumento no fluxo.
Através de acordo com o município, foi definida a implantação do semáforo e também adequações de canteiros e acessibilidade no cruzamento das Avenidas Parigot de Souza e 19 de Dezembro com a Rua Antônio Ostrenski.
O novo semáforo funciona há cerca de três meses, porém alguns condutores ainda não entenderam o que diz a sinalização. “Conforme as placas, o veículo que chega ao cruzamento pela Rua do Bosque deve parar sobre a faixa azul, pintada na pista, onde funciona o sensor. Com isso, assim que se encerrar o atual ciclo semafórico, o sinal ficará verde e ele poderá seguir com segurança”, orientou a diretora.
“Se o motorista parar antes da faixa azul, o semáforo não vai abrir, o que pode causar transtorno. Mas basta se atentar para a sinalização que não haverá problema. Caso o veículo pare sobre a faixa azul, o tempo máximo de espera será de 1min30s, mas se a parada for perto do final do ciclo, o tempo será bem menor”, completou Dianês Pifer.
(Assessoria)
