O Samu Noroeste deverá ter sua frota de ambulâncias renovada até o final deste ano. A garantia foi dada pelo Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, ao presidente do Ciuenp (Consórcio Intermunicipal de Urgência e Emergências do Noroeste do Paraná), Almir de Almeida.
Almir de Almeida e o deputado federal Luiz Nishimori se reuniram com o ministro em Brasília no dia 20 de agosto. Foi apresentada a real situação da frota do Samu e reafirmada a cobrança de repasse dos 24 veículos que atuam na área territorial das quatro Regionais de Saúde (Umuarama, Campo Mourão, Paranavaí e Cianorte). A expectativa é que o compromisso seja cumprido para solucionar uma situação de precariedade das viaturas que já dura meses.
Vale destacar que, quando o Samu foi criado no final de 2013, a frota já estava liberada há algum tempo e por isso precisa de constante manutenção pelos anos de uso. E nesse tempo de 5 anos, poucas ambulâncias foram substituídas pelo Governo do Estado.
Segundo Almir de Almeida, a expectativa é que dentro de 60 dias, as 24 viaturas sejam entregues e estejam com documentação regularizada para entrarem em atividade, trazendo melhorias para os servidores e pacientes.
O Samu Noroeste é constituído de 85 municípios do Noroeste, e atende ainda mais 11 do Vale do Ivaí. É o maior do Paraná e um dos maiores do Brasil, prestando atendimento a mais de 1 milhão de pessoas.
A sede é na cidade de Umuarama, onde opera a Base Reguladora para prestação dos serviços.
(Editoria Milênio)
