Cecília Cividini Monteiro da Silva, secretária municipal de Saúde de Umuarama afastada do cargo pela Justiça, disse em nota que ‘aceitou com absoluta serenidade e consciência tranquila o seu afastamento, e que está à disposição das autoridades para contribuir com a apuração dos fatos naquilo que for do seu conhecimento”. E reafirmou seu apoio integral ao prosseguimento das investigações e punição de eventuais culpados. (veja nota]
Diante do pedido judicial de afastamento da secretaria da Saúde, o prefeito Celso Pozzobom informou que a ordem seria cumprida e que nas próximas horas seria divulgado o nome da pessoa que iria substituí-la no comando do órgão. Na ação do Ministério Público Estadual no dia 5 de maio, houve busca e apreensão na sede de secretaria e a prisão da diretora Renata Figueiredo Campagnole de Oliveira.
A Operação ‘Metástase’ do Ministério Público Estadual, do Gaeco e da Sub-Procuradoria de Justiça de Curitiba investiga uma possível organização criminosa suspeita de desviar R$ 19 milhões do Fundo Municipal de Saúde de Umuarama, desde o início de 2020. No dia 5 de maio, 7 pessoas suspeitas foram presas e cumpridos 62 mandados de busca e apreensão com recolhimento de equipamentos eletrônicos, documentos, armas e até dinheiro em espécie, segundo promotores que investigam as denúncias.
- Foto: Divulgação
[Editoria Milênio]