Desde o final de maio a Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana (Sestram) tem a responsabilidade de regular e inspecionar a atividade de transporte individual de passageiros por táxi em Umuarama. E para garantir a segurança dos cidadãos, todos os veículos que atuam no setor vão passar por fiscalização em seus taxímetros, que será feita pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) dentro de 30 dias.
Os taxistas já estão providenciando as adaptações necessárias estabelecidas no Decreto 153/2022, que o prefeito Hermes Pimentel acaba de baixar estabelecendo a tabela de valores de tarifas que devem ser praticadas em toda a cidade. Um grupo de profissionais taxistas, já devidamente cadastrados e com a situação regular junto à Divisão de Transporte Sestram, providenciou a vinda de profissional autorizado pelo Inmetro para as regiões Noroeste e Norte do Paraná,
Este processo de inspeção realizado pela Sestram é uma forma de oferecer mais segurança aos usuários dos táxis em Umuarama. Com isso, as pessoas que tomarem um táxi na cidade vão ter a segurança de que a administração municipal está preocupada em garantir um sistema de transporte que seja seguro, regulamentado e vistoriado, pois todos os motoristas serão cadastrados.
Os taxistas devem, rigorosamente, usar o taxímetro em todas as corridas. Caso o cidadão se sinta de alguma forma explorado, pode denunciar, reclamar e informar à Sestram, ligando para 3906-1111. A previsão é que até o final deste ano todos os profissionais que atuam na área já devem ter regularizado sua situação junto à Prefeitura.
- Assessoria