A Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana (Sestram) implantou sinalização semafórica em mais um cruzamento de grande movimento da cidade – Avenida Goiânia com Presidente Castelo Branco, na Zona VI. A instalação do semáforo – acionado em amarelo intermitente desde terça-feira (27) – é resultado de um trabalho de engenharia realizado pela Diretoria de Trânsito (Umutrans), considerando a contagem de veículos, o número de acidentes e a passagem de pedestres no local.
Apesar dos pedidos da comunidade e de lideranças, a instalação depende do local apresentar determinado volume de veículos, entre outros fatores.
A Umutrans monitora aquele cruzamento há mais de dois anos, desde que foi aberto o prolongamento da Avenida Castelo Branco, a partir da Goiânia. Com a expansão habitacional da região, e sendo a principal ligação de vários bairros, condomínios e empresas com a Praça 7 de Setembro e o centro da cidade, o movimento de veículos não para de crescer no local. Como consequência aumenta também o volume de acidentes, alguns com feridos.
Antes do semáforo a Umutrans adotou algumas medidas nas imediações do cruzamento – instalou um sinal de alerta de velocidade para conscientizar os motoristas, nas proximidades de um estabelecimento de ensino, reforçou a sinalização com placas e faixas pintadas no asfalto e a fiscalização.
Com o reaproveitamento de porta-focos e do controlador, a aquisição de hastes e braços novos e a instalação do equipamento, o custo do semáforo ficou em cerca de R$ 90 mil.
- Editoria Milênio