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terça-feira, 29/04/2025
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Técnicos analisam sistema de navegação no Aeroporto Regional de Umuarama

Uma Aeronave-Laboratório do GEIV (Grupo Especial de Inspeção em Voo) fez uma operação em Umuarama na tarde desta segunda-feira (15). Muitas pessoas ficaram curiosas em saber a finalidade e teve até quem imaginasse haver problemas técnicos com o aparelho que estava voando baixo.

Foi uma operação considerada de rotina desenvolvida pelo pelo DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), e ocorre periodicamente nos aeroportos brasileiros para aferição de instrumentos de orientação de operadores em procedimentos de aproximação.

No caso de Umuarama, houve sobrevoo no Aeroporto Regional Orlando de Carvalho, com a aeronave voando a baixa altitude, distanciando, aproximando e fazendo procedimentos de arremetida na pista de pouso e decolagem, que tem 1.500 metros de extensão por 30 metros de largura. Um dos objetivos dos técnicos foi inspecionar um possível procedimento de aproximação por instrumentos, verificando um raio de mais de 30 quilômetros.

Segundo um oficial do DECEA, são novos procedimentos que envolvem as novas tecnologias implementadas no controle do espaço aéreo, como a Navegação Baseada em Performance (PBN). Além disso, abrange as inspeções periódicas de rotina e as efetuadas após manutenção dos equipamentos de solo, além de voos de homologação para a implantação de novos auxílios, como radares e equipamentos utilizados em procedimentos de aproximação por instrumento ou visual.

“Estamos garantindo a confiabilidade dos auxílios. Utilizamos equipamentos e processos de inspeção de padrão internacional, estabelecidos pela ICAO [Organização da Aviação Civil Internacional]”, afirma. “Uma maneira segura de voar dentro do espaço aéreo brasileiro”.

O GEIV é responsável por medir, aferir e calibrar equipamentos auxiliares à navegação aérea instalados em aeroportos de todo o País. Para este ano, o foco de homologação está na ampliação do PBN para a região Sul, envolvendo as principais áreas terminais da região, incluindo Umuarama, cujo terminal aéreo está em processo de certificação.

O DECEA, com sede no Rio de Janeiro, mantém aferidos e operando seus equipamentos de auxílios à navegação aérea, aproximação e pouso, bem como procedimentos de navegação aérea de grande precisão. O GEIV tem por missão aferir a eficácia desses sistemas, equipamentos e procedimentos de modo a garantir uma operação segura a todas aeronaves em circulação no espaço aéreo brasileiro durante todas as fases de voo, sobretudo em condições meteorológicas adversas.

  • Editoria Milênio
  • Imagens: Divulgação/Alisson Lopes
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