Umuarama ganhou nesta sexta-feira (10), um dos mais modernos terminais de passageiros do Paraná. O Terminal Rodoviário Metropolitano foi construído na Zona Leste da cidade, e teve investimento de R$ 18 milhões. Sua operação foi iniciada com nove empresas que atuam no setor e esse número será ampliado nos próximos meses.
O prédio – com dois pisos – tem 7.599 m² de área construída, somando 1.993 m² de calçadas, boxes e demais instalações climatizadas, ampla área para circulação, plataformas, estacionamento, jardins e áreas de passeio.
A entrada e saída dos ônibus ficam no piso superior, com os portões de embarque e desembarque, já áreas comuns – banheiros, guichês de passagens, lojas e praça de alimentação – estão no piso inferior, com entrada pela Avenida Romeu Zolim. A acessibilidade ao setor de embarque é facilitada por escadas rolantes e elevadores.

A cerimônia inaugural foi realizada no período da manhã e contou com a presença do prefeito interino Hermes Pimentel da Silva, vereadores, do deputado estadual Fernando Martins, do secretário de Desenvolvimento Urbano João Carlos Ortega, dos ex-prefeitos Fernando Scanavaca e Moacir Silva, além de outras autoridades da região. O padre Valdomir Almeida Machado proferiu à bênção das instalações.

Em um gesto de reconhecimento, Pimentel convidou o ex-prefeito Moacir Silva para a cerimônia, relatando ter sido ele o idealizador da Estação Rodoviária e que, desta forma, considerava “justíssimo compartilhar a alegria e a importância deste momento”. Outro convidado especial de Pimentel foi o também ex-prefeito e ex-deputado estadual Fernando Scanavaca. “Bons projetos devem ser copiados, apoiados e reconhecidos”, afirmou.

Em seu pronunciamento, Pimentel foi categórico ao afirmar que fará o mesmo (trabalhar pela conclusão da obra) com o Centro de Eventos. “Em meu governo não vai existir elefante branco. Nós vamos encerrar essa história, não vamos depender de dinheiro federal ou estadual. Nós vamos trabalhar e investir para que o Centro de Eventos finalmente seja entregue ao povo. Eu garanto isso”, sustentou.

- Editoria Milênio/PMU