Chegou o grande momento de júbilo! Neste sábado, 5 de fevereiro de 2022, a Diocese de Umuarama celebra a Ordenação Episcopal do Monsenhor Antônio Luiz Catelan Ferreira. A cerimônia religiosa acontece na Catedral do Divino Espírito Santos, com início às 17h.
Monsenhor Antônio Luiz é formado na Diocese de Umuarama (criada pelo Papa Paulo VI em 12 de junho de 1973). No dia 24 de novembro de 2021 ele foi nomeado pelo Papa Francisco como Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ). Neste dia 2 de fevereiro, ele completou 52 anos de idade e inicia uma fase mais profunda em sua caminhada Cristã.
Os sacerdotes ordenantes são: Cardeal Dom Orani João Tempesta (RJ), Bispo Dom João Mamede Filho (Umuarama) e Bispo Dom Vicente Costa (antecessor de Dom João).

A celebração de apresentação do Bispo Ordenado Antônio Luiz Catelan na Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro será no dia 12 de fevereiro, às 8h30, na Catedral Metropolitana de São Sebastião.

A história do Monsenhor começou na Diocese de Umuarama. Ele, que é natural de Cidade Gaúcha, foi batizado no mesmo município no dia 15 de março de 1970 e ordenado Padre em 5 de fevereiro de 1995, na Catedral de Umuarama. Atuou em várias paróquias e nos últimos anos esteve trabalhando a serviço da Igreja em outros estados.

Mistério da Fé
Dom João Mamede Filho, Bispo Diocesano, expressou sua alegria com a notícia que chegou do Vaticano: “É um grande júbilo, comovente, como o próprio Núncio diz na carta pessoal enviada a mim: ‘Vocês estão de parabéns’. Normalmente, qualidade vem de quantidade. Uma pessoa da Diocese elevada à dignidade do Episcopado e a plenitude do sacerdócio, demonstra que aqui muita gente vive intensamente o mistério da fé. Que seja um impulso de ânimo, para a gente rumar com mais alegria ainda e maior entusiasmo ao nosso Jubileu de Ouro, em 2023”.
O Bispo de Umuarama dimensiona o tamanho da graça: “Não é qualquer coisa… Outros bispos [da Diocese de Umuarama] não tiveram isso. Eu sou o terceiro que tenho a Diocese em minhas mãos”, proferiu o sacerdote da Igreja Católica. O presbítero manifestou sentir imensa alegria, justificando que a Igreja tem cerne, base fundamental das coisas que Jesus Cristo deixou neste mundo, chamada experiência humana, ser Igreja… Aqui fermenta isso porque tem uma flor. Significa que no subsolo dela está o essencial para a existência Cristã”.
Presenças
A Cerimônia de Ordenação Episcopal de Monsenhor Antônio Luiz Catelam terá presenças ilustres de autoridades eclesiásticas do Paraná e de outros estados. Entre elas dos Cardeais Dom Orani João Tempesta e Dom Raymundo Damasceno. Dom Orani é o atual Arcebispo do Rio de Janeiro e Dom Raymundo foi Arcebispo em Aparecida (SP), até 2017, após 13 anos de nomeação.
Bispos, padres, diáconos, religiosos, religiosas e fiéis vão lotar a Catedral Metropolitana de Umuarama nesse dia histórico.
Transmissão ao vivo
Catedral: Canais Facebook e Youtube
Jornal Terceiro Milênio: Facebook.
- Editoria Milênio
- Fotos: Reprodução