Os números foram divulgados nesta quinta-feira (30) pela Divisão de Vigilância em Saúde. O Informe Técnico 16, com dados da doença registrados entre o fim de julho de 2019 e a última quarta-feira, 29, mostram que a cidade conta hoje com 165 casos confirmados por laudo laboratorial (dos quais apenas seis são importados) em 53 bairros e localidades do município. Além disso há 65 casos em investigação e 236 já foram descartados, totalizando 466 notificações.
Os bairros que apresentam maior volume de casos de Dengue são o Dom Pedro I (19 notificações), o distrito de Serra dos Dourados (14), a Zona VII e o Jardim Tropical (com sete confirmações cada) e a Praça dos Xetá, Jardim Petrópolis e o Jardim San Martin (cinco casos cada). O Jardim Independência, Zonas III e V, Jardim Tamoio e Parque San Remo aparecem em seguida, com quatro casos cada.
Com o boletim, a Secretaria de Saúde chama atenção para os novos dados e reforça à população que redobrem os cuidados nas localidades e unidades de saúde com casos positivos de dengue. “As regiões da UBS 26 de Junho e de Serra dos Dourados encontram-se em surto, pois apresentam proporcionalmente mais que 300 casos por grupo de 100 mil habitantes ou mais que 3 casos por 1.000 habitantes”, alerta o comunicado.
Outras unidades de saúde
Cidade Alta, Parque San Remo, Posto de Saúde Central, Centro de Saúde Escola, Panorama, Guarani e Jardim União – encontram-se em situação de risco (alerta de surto) por apresentarem entre um e três casos por 1.000 habitantes, proporcionalmente. Nas demais unidades, a avaliação é baixa incidência de casos.
A Secretaria de Saúde acrescenta que os dados epidemiológicos são extraídos do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan Online) e que os dados presentes no informe técnico estão sujeitos a alterações, pois os casos suspeitos são investigados diariamente através de laudos laboratoriais, sintomas relatados por paciente e por laudos médicos.
Paraná
No Paraná, o número de casos confirmados aumentou em 3.264: passou de 7.618 para 10.882 confirmações, um aumento de 42,82% em relação à semana anterior.
São 198 municípios com casos confirmados para a doença: 34 municípios estão em epidemia, 10 a mais que a relação divulgada na semana passada.
Os municípios que passaram a constar desta lista são Jesuítas, Barbosa Ferraz, Iretama, Alto Paraná, Paranapoema, Munhoz de Mello, Lupionópolis, Jacarezinho, Quatro Pontes e Godoy Moreira.
São 26 cidades em situação de alerta. O número também aumentou se comparado ao informe anterior, com 8 municípios a mais. São eles: Fênix, Alto Piquiri, Loanda, São João do Caiuá, São Pedro do Paraná, Santa Inês e Santo Inácio.
(Editoria Milênio)
