A Diretoria de Trânsito de Umuarama (Umutrans) anunciou a instalação de mais um semáforo na cidade. É no cruzamento das avenidas Ângelo Moreira da Fonseca com Padre José Germano Neto Júnior, proximidades do antigo armazém do IBC.
A justificativa é que o ponto é de grande movimento e com alto índice de acidentes envolvendo carros e motocicletas. Os números, no entanto, não foram informados.
A intervenção no canteiro central das vias vem sendo executada por uma empresa prestadora de serviços. A previsão é de 20 dias de obras civis e mais 10 dias para a instalação e configuração de um semáforo ciclovisual. O aparelho é do mesmo modelo dos equipamentos instalados nos pontos onde há fiscalização eletrônica de avanço de sinal e parada sobre a faixa de pedestres.
A diretora da Umutrans, Dianês Maria Piffer, explica que estudos apontam à necessidade de um semáforo naquele ponto. “Temos relatos praticamente diários de colisões que acontecem neste cruzamento, devido ao grande movimento e também à desatenção dos motoristas com a sinalização. Para resolver esse gargalo, a solução apontada pelos estudos foi à instalação do semáforo. Decidimos realizar essa obra antes que ocorram acidentes com maior gravidade”, apontou a diretora.
A obra também trará melhorias na acessibilidade, facilitando a passagem de pessoas com deficiência e cadeirantes em uma área onde breve terá uma agência bancária.
Cidade possui 34 pontos sinalizados com sistema semafórico. E segundo apurou a reportagem, há reivindicação de sinaleiros também nos cruzamentos das avenidas Ângelo Moreira da Fonseca com Rondônia (7ª SDP) – que teve o sentido preferencial alterado, e na Londrina com Maringá (Copel). Nesses pontos há grande fluxo de veículos e risco de acidentes.
(Editoria Milênio)
