A biblioteca da Unipar – Câmpus Tiradentes, doou 736 livros a Penitenciária Estadual de Cruzeiro do Oeste (PECO), e à Associação Desafio Jovem Canaã, mantenedora da Fazenda Renascer em Umuarama.
A diretora, bibliotecária Inês Gemelli, conta que a iniciativa surgiu da necessidade de fazer o desbaste de obras da área de Letras, com o critério de manter um exemplar de cada uma e doar os outros, sem comprometer a qualidade do acervo e, consequentemente, o aprendizado dos acadêmicos. “De tempo em tempo temos que fazer isso, considerando que a Unipar está sempre renovando o acervo de suas bibliotecas”, disse Inês, na recepção aos representantes das entidades que participaram do ato da entrega dos livros.
O Reitor Carlos Eduardo Garcia prestigiou. Ele lembrou que a biblioteca é um espaço de cultura muito abrangente e a leitura colabora para o aprimoramento intelectual dos leitores. “Por isso estou honrado de participar deste processo caridoso, compartilhando um pouco da missão da Unipar com essas entidades”, destacou.
O diretor da penitenciária, Arnob Lemes, explica que a PECO tem o objetivo de oferecer aos presos o acesso ao conhecimento para tirá-los da ociosidade: “Procuramos mantê-los ocupados, estimulando a leitura para que possam cumprir a pena de uma forma menos degradante e sair dali cidadãos melhores”. Ele afirma que os livros vão para a biblioteca da PECO, que desenvolve o projeto ‘Remissão de pena por leitura’.
A juíza Roseli Maria Geller Barcelos, da Vara de Execuções Penais de Cruzeiro do Oeste, e a promotora de Justiça Wilza de Lacerda, também participaram. Elas elogiaram a iniciativa da Unipar e o trabalho realizado pelas entidades. Para os diretores da Renascer, a doação vem em bom momento. Tânia Maria Reolan disse que a entidade está ampliando sua biblioteca. “Para nossos assistidos a leitura é muito importante! Estamos recebendo livros bons de literatura, o que vai fortalecer ainda mais nosso projeto que incentiva essa prática”.
(Assessoria)


19