21.9 C
Umuarama
segunda-feira, 28/04/2025
InícioUmuaramaSaúdeUopeccan realizou o primeiro transplante de fígado

Uopeccan realizou o primeiro transplante de fígado

Após cumprir todos os requisitos estabelecidos pelo SNT (Sistema Nacional de Transplante) do Ministério da Saúde e ser credenciado por meio da portaria nº 1.190, publicada no Diário Oficial da União no dia 17 de julho de 2017, o Hospital Uopeccan realizou o primeiro transplante de fígado do interior do Paraná. O procedimento ocorreu no dia 20 de setembro de 2017.

O transplante hepático é uma cirurgia que consiste na retirada do fígado doente de um paciente para a colocação de um fígado saudável, podendo ser retirado por inteiro de um doador com morte encefálica declarada ou um fragmento de fígado de um doador vivo. Alguns dos motivos que levam ao transplante são a cirrose hepática, hepatite crônica por vírus B ou C; doenças que comprometem as vias biliares; doença hepática alcoólica; hepatite autoimune, doença hepática gordurosa não alcoólica, doenças metabólicas na infância; tumores hepáticos primários ou hepatites fulminantes (drogas, vírus), por exemplo.

O primeiro transplante de fígado foi numa paciente de 43 anos que, pouco antes da cirurgia, se mostrava tranquila. “Eu fui ao médico e ele descobriu que eu tinha cirrose avançada. A única alternativa era o transplante. Quando ele me disse isso, fiquei bem nervosa porque a gente sempre ouve falar que tem muitos que até morrem na fila. Mas pra mim foi bem rápido, em menos de dois meses me chamaram para fazer a cirurgia. Estou bem confiante”, contou a paciente.

Após pouco menos de cinco horas de cirurgia, o procedimento foi encerrado. A equipe técnica foi composta pelos seguintes profissionais: Dr. Otoniel Moreira (anestesista); Dr. Júlio Zanini (cirurgião); Dr. Luis Cesar Bredt (cirurgião); Dr. Gabriel Margraf (cirurgião) e enfermeira Sandra Vendrametto. “Agora precisamos acompanhar a paciente. Mas a cirurgia deu certo, fizemos em menos tempo que o previsto e conseguimos trabalhar com a equipe em harmonia e com muita sincronização”, enfatizou o cirurgião dr. Julio Zanini. “É um procedimento complexo que envolve muitas técnicas. Mas estamos muito felizes com o resultado. A paciente vai permanecer na UTI e depois será encaminhada para a ala E, que foi totalmente estruturada para receber os transplantados. Ainda existem muitos riscos porque o transplante é uma cirurgia que depende muito do pós operatório, mas nós estamos confiantes”, destacou o cirurgião dr. Luis Cesar Bredt, que coordena o Centro Avançado do Fígado na Uopeccan.

Com o credenciamento, o Hospital espera atender parcela dos pacientes que necessitam do transplante hepático. “A vantagem de termos o Centro Avançado do Fígado em Cascavel ultrapassa a região Oeste. Poderemos atender os pacientes das Regionais de Saúde (5ª Regional de Guarapuava, 7ª regional de Pato Branco, 8ª regional de Francisco Beltrão, 9ª regional de Foz do Iguaçu, 10ª regional de Cascavel, 11ª regional de Campo Mourão e 12ª regional de Umuarama), oferecendo mais comodidade e praticidade para que eles realizem exames e tratamentos”, indica o médico doutor Luis Cesar Bredt, coordenador do Centro Avançado do Fígado do Hospital Uopeccan.

POSTAGENS POPULARES

Nossas Redes Sociais

Umuarama
nublado
21.9 ° C
21.9 °
21.9 °
87 %
5.1kmh
99 %
seg
25 °
ter
24 °
qua
25 °
qui
25 °
sex
26 °